Estas foram as empresas brasileiras que mais pensaram fora da caixinha, segundo o MIT
Ambev (ABEV3), Braskem (BRKM3) e C&A (CEAB3) foram três das empresas eleitas como mais inovadoras do Brasil, segundo o MIT Technology Review, estudo que avaliou a capacidade de inovação baseada em dados de mais de 1.000 empresas.
“A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a cultura de tecnologia e inovação do universo corporativo brasileiro. Queremos amadurecer este cenário, destacando as boas iniciativas e apresentando relatórios com possíveis caminhos de melhoria”, diz André Miceli, CEO da MIT Technology Review e coordenador da pesquisa.
O setor de varejo e consumo teve cinco empresas na lista, sendo o principal destaque. Em seguida, vem tecnologia e telecom, empatado com finanças e seguros, ambos com três companhias.
As 20 empresas mais inovadoras do Brasil
Para a realização do estudo, as empresas foram divididas em grupos e analisadas sob quatro perspectivas, sendo elas gestão, marketing, processos e produtos. Durante esse processo, aconteceram entrevistas com os executivos. Ao todo, mais de mil empresas se inscreveram, de diversos tamanhos e segmentos, de startups a multinacionais.
André Miceli destaca que não possível olhar para todas as empresas por uma só lente, por isso, as análises foram feitas considerando o setor de atuação e tamanho.
“Dividimos as empresas em grupos de inovação, todas as integrantes delas passaram por uma apuração que terá como base suas faixas de faturamento, definidas de acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Fazemos isso para poder avaliar de maneira mais justa”, explica Miceli.
A lista das empresas mais inovadoras é linear, organizada em ordem alfabética.
Confira a lista completa:
Ambev
Braskem
C&A
Carrefour
Conexa Saúde
G4 Educação
Generali
Hospital Albert Einstein
iFood
Movida
Nestlé
Olist
Omnify
Reserva
SAS
Siemens
Tecban
Vibra Energia
Wemobi
Cisco
Redes Sociais