Incubadora do IFES é certificada pelos resultados de apoio aos empreendedores
A Incubadora do Ifes recebeu a certificação de nível 2 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) pelas suas boas práticas de apoio ao empreendedorismo e inovação.
O reconhecimento foi dado à Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e entregue aos representantes em evento realizado em Salvador (BA), entre os dias 05 a 08 de dezembro.
O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções para ampliar a capacidade das incubadoras na geração de empreendimentos inovadores bem sucedidos. A Coordenadora da Inovavila, Profª. Marcela Paes, aponta que a implementação dos procedimentos e práticas propostos e implementados na Incubadora do Ifes possibilitou o crescimento de atendimento de empreendedores e qualificação em 40% nos últimos três anos e um aumento de ideias prospectadas em 5 vezes no mesmo período.
“Esses dados mostram a importância de seguirmos um planejamento robusto das ações da incubadora, voltado para o atendimento dos empreendedores capixabas. Como consequência, a quantidade de empreendimentos incubados saltou de 7, no ano de 2020, para 50 já no final de 2022. É válido ressaltar, também, que essa conquista não é só do Ifes e, sim, de todo o ecossistema capixaba que contribuiu para o desenvolvimento da Incubadora”, reforçou ela.
O coordenador da Agência de Inovação do Ifes, Humberto Brotto, também comemorou a conquista.
“Isso permite acreditar na maturidade do Ifes em implantar outros ecossistemas de inovação, lembrando da Cidade da Inovação e do Polo InovaSerra, como desafios importantes para o futuro da inovação no Ifes”.
O processo de certificação foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, por meio do edital 06/2018, o Sebrae-ES, e a consultoria foi realizada pela empresa I3PE, gerenciada por Celso Perez, consultor da Anprotec.
Manual
Com a experiência de implementação da primeira etapa do Cerne, a equipe da Incubadora Sistêmica do Ifes sistematizou um manual para auxiliar outras equipes no processo de certificação.
Para ter acesso ao “Manual de Processos e Práticas da Incubadora de Empreendimentos do Ifes - Cerne 1” basta clicar no link abaixo
https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1760?show=full
Saiba mais
A certificação Cerne é responsável por legitimar a padronização das incubadoras em gerar novos empreendimentos que obedecem todos os processos e práticas-chave estabelecidos pela Anprotec e Sebrae. Sendo assim, isto possibilita criar uma base de referência para que as incubadoras, de diferentes áreas e portes, possam limitar o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
Fonte: sebraepr.com.br/comunidade/artigo/cerne
Redes Sociais