Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias > Desafio da Inovação IFES VV 2023

Desafio da Inovação IFES VV 2023

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 12h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 12h24

Entre os dias 27 de março e 25 de abril, realizamos o Desafio da Inovação no IFES campus Vila Velha com os alunos da Biomedicina e Integrado em Biotecnologia.

Foram inscritas 24 ideias por grupos de até 4 pessoas, totalizando 94 participantes. O desafio foi realizado por meio de aulas e mentorias online.

Foram ministradas aulas nos temas de:
- Validação com David Correia
- Proposta de Valor com Zâmora Santos
- MVP com André Almeida
- Pitch com Marcela Paes

AulaDesafio

Abaixo o resultado da Classificação Final dos projetos submetidos:

Resultado

Neste link pode ser observado maiores informações sobre as notas das atividades propostas e classificação total.

Gostaríamos de parabenizar a todos que participaram, tivemos muitas ideias interessantes que podem perseverar e se transformar em novos negócios!

Os 4 primeiros colocados irão competir na etapa internacional pelo Poliempreende, realizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Conheça os 4 projetos selecionados:

1º lugar: Knowing Cosmetics
Consumidores de cosméticos não conseguem ler ou entender informações de rotulagem de cosméticos empresários e CEO’s de empresas de cosméticos tem interesse de tornar seus rótulos mais acessíveis. A Knowing Cosmetics oferece serviço de confecção e produção de rótulos cosméticos acessíveis por meio de interatividade (QR Code) com a embalagem e disponibiliza a nomenclatura internacional dos ativos ingredientes com a tradução em português.

PrimeiroLugar

2º lugar: Teste rápido para identificação de bactérias em lesões inflamatórias no tecido epitelial
O estudo da matéria de microbiologia permitiu perceber que muitas vezes a diversidade de microrganismos dificulta um diagnóstico exato, resultando no uso desnecessário de medicamentos que não conseguem tratar a causa da doença. Nosso objetivo é desenvolver um produto inovador que contará com uma tecnologia de detecção do tipo de bactéria para que seja feita a prescrição de antibióticos de forma mais certeira e segura ao paciente.

SegundoLugar

3º lugar: Modificação genética de bactérias para produção de enzimas que degradam plástico
Não é novidade a problemática sobre resíduos plásticos em todo o mundo. Segundo novas pesquisas, já tem sido utilizado microrganismos para a degradação do plástico. A nossa ideia é modificar geneticamente bactérias para produzir uma maior quantidade de enzimas que degradam plástico promovendo a reutilização e com possibilidade de gerar novos ou subprodutos.

TerceiroLugar

4º lugar: Produção em larga e pequena escala de insumos agrícolas microbiológicos
O uso exagerado de agrotóxicos é extremamente prejudicial à saúde humana, assim como para a água, solo e demais seres vivos. Devido a isso é essencial pensar em alternativas de insumos agrícolas que não promovam tais impactos negativos. Nosso projeto pretende desenvolver insumos agrícolas microbiológicos, com objetivo de minimizar os riscos de contaminação e gerar menor impacto ambiental, promovendo a produção segura de alimentos.

QuartoLugar

registrado em: