Notícias > Estudantes do Campus Vila Velha são premiados em concurso internacional de empreendedorismo

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h26 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h30

Ao todo foram duas menções honrosas, um terceiro lugar e um primeiro lugar.

Premiação

Os estudantes do Ifes - Campus Vila Velha fizeram bonito no Prêmio Internacional Poliempreende, em Portugal, que reuniu diversas equipes do mundo todo. As quatro equipes participantes do Campus foram laureadas durante a premiação no dia 15/06/2023. Foram duas menções honrosas, um terceiro e um primeiro lugares. Esse último conquistado por uma equipe formada por estudantes do curso Técnico Integrado em Biotecnologia.

O Poliempreende é um concurso voltado às Instituições de Ensino Superior Politécnico, promovido durante a Semana Nacional do Empreendedorismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Portugal, e tem como principal objetivo a promoção de uma cultura mais empreendedora no seio da academia, motivando para o desenvolvimento e promoção de ideias inovadoras, valorizando o conhecimento gerado. Nossos estudantes participaram de forma remota, por meio de pitchings on-line.

Para participar do concurso, os estudantes do Campus Vila Velha, sob supervisão da Profa. Marcela Paes, tiveram de passar primeiro por um Desafio da Inovação oferecido pelo Núcleo Incubador do Ifes – Campus Vila Velha (InovaVila), que ocorreu entre os dias 27 de março e 25 de abril, com um total de 24 ideias inscritas. Durante esse período, foram oferecidas mentorias on-line para auxiliar os estudantes dos cursos Técnico Integrado em Biotecnologia e Bacharelado em Biomedicina no desenvolvimento do projeto inovador e na organização das ideias.

Os quatro primeiros colocados desta etapa foram classificados para o Poliempreende, que assim como o Desafio da Inovação, tem como objetivo estimular o empreendedorismo.

Os estudantes do Ifes – Campus Vila Velha ganharam o primeiro e o terceiro lugar do concurso, recebendo um prêmio de 1500 euros e 750 euros, respectivamente, e os outros dois grupos ganharam Menção Honrosa. O reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, esteve presente em Portugal para receber as premiações das equipes do Campus.

Parabéns aos estudantes, mentores e professores que, com dedicação e talento excepcional, conquistaram uma premiação em reconhecimento à sua criatividade, inovação e empreendedorismo! Que essa premiação seja apenas o começo de uma jornada ainda mais grandiosa, repleta de realizações e impacto positivo em suas vidas e na sociedade. Continuem desafiando os limites, explorando novos horizontes e inspirando outros a sonhar alto. Vocês são o futuro e estamos orgulhosos de cada um de vocês!

Confira abaixo os participantes:

1º LUGAR: Produção em larga e pequena escala de insumos agrícolas microbiológicos

Alunos: Maria Fernanda Zandonadi Pereira, Pedro Antônio Mandarano Penha, Pedro de Souza Rocha e Pedro Monteiro de Figueiredo Gonçalves. Alunos do Técnico em Biotecnologia.
O uso exagerado de agrotóxicos é extremamente prejudicial à saúde humana, assim como para a água, solo e demais seres vivos. Devido a isso é essencial pensar em alternativas de insumos agrícolas que não promovam tais impactos negativos. Nosso projeto pretende desenvolver insumos agrícolas microbiológicos, com objetivo de minimizar os riscos de contaminação e gerar menor impacto ambiental, promovendo a produção segura de alimentos.

1Lugar

3° LUGAR: Knowing Cosmetics

Alunos: Vitória de Aguiar Castro, Ayra Goes Lima, Renata da Silva Silvares e Milena Ribeiro dos Santos. Alunas da Biomedicina.
Consumidores de cosméticos não conseguem ler ou entender informações de rotulagem de cosméticos. Empresários e CEO’s de empresas de cosméticos têm interesse em tornar seus rótulos mais acessíveis. A Knowing Cosmetics oferece serviço de confecção e produção de rótulos cosméticos acessíveis por meio de interatividade (QR Code) com a embalagem e disponibiliza a nomenclatura internacional dos ativos ingredientes com a tradução em português.

3Lugar

MENÇÃO HONROSA: Teste rápido para identificação de bactérias em lesões inflamatórias no tecido epitelial.

Alunas: Inara Teixeira Fernandes, Isadora Aiko Sugawara Araujo e Mariana Dalrio Dino.
O estudo da matéria de microbiologia permitiu perceber que muitas vezes a diversidade de microrganismos dificulta um diagnóstico exato, resultando no uso desnecessário de medicamentos que não conseguem tratar a causa da doença. Nosso objetivo é desenvolver um produto inovador que contará com uma tecnologia de detecção do tipo de bactéria para que seja feita a prescrição de antibióticos de forma mais certeira e segura ao paciente.

Mençãohonrosa1

MENÇÃO HONROSA: Modificação genética de bactérias para produção de enzimas que degradam plástico

Alunos: Felipe Pedrini, Maria Eduarda Walcher, Tiago Rosário e Henrique Oliveira.
Não é novidade a problemática sobre resíduos plásticos em todo o mundo. Segundo novas pesquisas, já tem sido utilizado microrganismos para a degradação do plástico. A nossa ideia é modificar geneticamente bactérias para produzir uma maior quantidade de enzimas que degradam plástico promovendo a reutilização e com possibilidade de gerar novos ou subprodutos.

Mençãohonrosa2 1

Agradecimentos especiais à Lívia Naman, Gerente de Inovação da Inovavila, por conduzir de forma brilhante esse evento, tudo isso só foi possível graças ao seu auxílio e acompanhamento; aos professores do Ifes – Campus Guarapari, Andréia Quadros e Fábio Konish, que acompanharam os alunos nesta trajetória; e aos mentores que auxiliaram em toda a organização do Plano de Negócio, Celso Pérez, André Almeida, Jorge Humberto e Natwrie Seny, que compartilharam seu tempo e conhecimento.