Notícias > Alunos vencem desafio da Samsung na categoria de votação popular.

Alunos vencem desafio da Samsung na categoria de votação popular.

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 11h27 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 11h28

Os alunos Maria Fernanda Zandonadi Pereira, Pedro Antônio Mandarano Penha, Pedro de Souza Rocha e Pedro Monteiro de Figueiredo Gonçalves, do curso Técnico em Biotecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vila Velha, com o apoio das professoras Marcela Ferreira Paes e Rafaela Ferreira Emerick Valentim, participaram da 10ª edição da premiação da Samsung, o Solve for Tomorrow, e concorreram a vários prêmios.

O programa Solve for Tomorrow Brasil, promovido pela Samsung, incentiva alunos do Ensino Médio em escolas públicas a reconhecer problemas reais e criar soluções utilizando ciência e tecnologia. A competição visa inspirar as próximas gerações a atingirem seu potencial máximo e a liderarem mudanças positivas na sociedade para um mundo melhor.

Um site foi disponibilizado para os professores, oferecendo materiais e cursos que ajudaram a aprimorar seus projetos e aulas. Enquanto isso, os alunos tiveram acesso a um ambiente educacional que os auxiliou a aprender mais sobre a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), conhecimento científico e trabalho em equipe.

O projeto dos alunos, chamado “Biofábrica Sustentável: Produção de Bioinsumos Agrícolas”, pretende desenvolver insumos agrícolas microbiológicos, com objetivo de minimizar os riscos de contaminação e gerar menor impacto ambiental, promovendo a produção segura de alimentos. Esse cuidado vem por conta do uso exagerado de agrotóxicos ser extremamente prejudicial à saúde humana, assim como para a água, solo e demais seres vivos. Devido a isso é essencial pensar em alternativas de insumos agrícolas que não promovam tais impactos negativos.

Após passarem por todas as etapas do desafio, com base na votação popular, o grupo se destacou ao apresentar uma solução criativa que promete transformar uma realidade presente no país.

kakakakaakakak