Projetos em andamento > Ambientes de inovação Setec/MEC

Projeto Desenvolvimento Dos Ambientes De Promotores De Inovação Na Rede Federal (Setec - MEC)

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 14h24 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 16h17

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos ambientes promotores de inovação, considerando-se os seguintes eixos:

Eixo I: criação de ambientes promotores de inovação, destinado para instituições que não possuem ambientes de inovação em operação em determinado campus.

Eixo II: integração e consolidação de ambientes promotores de inovação, destinado para instituições que já possuem ambientes de inovação em operação em determinado campus.

Tem como objetivos específicos:

I - Promover nas instituições da Rede Federal a instalação, a integração e a consolidação de ambientes propícios ao desenvolvimento de ações de estímulo à inovação e apoio ao empreendedorismo inovador, integrando e fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, considerando-se as peculiaridades da sua realidade territorial.

II - Propiciar as conexões entre os campi e as instâncias internas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo nas instituições da Rede Federal, bem como entre os ambientes promotores de inovação de diferentes instituições da Rede Federal.

III - Integrar espaços físicos e estruturas institucionais, de diferentes ações, mas com atuação correlata, para promoção da pesquisa aplicada, do extensionismo tecnológico e da promoção das parcerias com o setor produtivo para desenvolvimento da inovação tecnológica.

IV - Difundir a cultura da propriedade intelectual, da transferência de tecnologias e da inovação tecnológica dentre os professores, servidores técnico-administrativo, estudantes e egressos das instituições da Rede Federal e do público externo atendido em ações de estímulo à inovação e apoio ao empreendedorismo inovador, envolver estudantes e egressos nas ações de estímulo à inovação e apoio ao empreendedorismo inovador nas instituições da Rede Federal.

V - Promover a criação de empresas nascentes, novos negócios e outros empreendimentos de base tecnológica a partir do conhecimento e dos projetos criados e apoiados pelas instituições da Rede Federal.

VI - Estimular a convergência e a criação de redes entre instituições, os agentes e o setor produtivo por meio da integração entre ambientes promotores da inovação.

VII - Alinhar as políticas, ações e iniciativas do Ministério da Educação ao Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores (PNI), instituído Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações pela Portaria no. 6.762 de 17 de dezembro de 2019.

Desafio Prototipe

O Desafio Prototipe 4.0 é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Através dele, ocorreu uma competição de inovação aberta com o objetivo de selecionar ideias e projetos inovadores desenvolvidos por estudantes das instituições da Rede Federal, que atendam às demandas reais da sociedade brasileira, com foco na Economia 4.0. Além disso, o Prototipe 4.0 proporcionou a capacitação de ambientes de inovação (as incubadoras, espaços maker e outros locais da sua instituição) para processos de pré-incubação e incubação.

Esse Desafio selecionou até 50 ideias e apoiou o desenvolvimento de ideias de inovação com foco no empreendedorismo de base tecnológica e tradicional, especialmente aquelas voltadas para a Economia 4.0.

O prototipe ofereceu para as equipes capacitações, mentorias, oportunidades de networking, reconhecimento, prêmios, e no final, certificado de participação. Os ganhadores também ganharam uma Declaração de Aptidão para Processos de Pré-Incubação na Rede Federal de Ensino; e as as 3 melhores equipes selecionadas pela Banca Avaliadora Final tiveram a oportunidade de realizar uma visita de imersão a um ambiente brasileiro de empreendedorismo inovador com tudo pago.

Os Ambientes de Inovação que participaram do Desafio Prototipe 4.0 foram:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Incubadora de Empresas
Instituto Federal do Acre (IFAC): Incubadora de Empresa
Instituto Federal do Amazonas (IFAM): Hubs de inovação
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): Incubadora de Empresa
Instituto Federal do Maranhão (IFMA): Incubadora de Empresa
Instituto Federal do Piauí (IFPI): Criação de ambientes promotores de inovação
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ): Laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos ou espaços makers
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ): Incubadora de Empresa
Instituto Federal de São Paulo (IFSP): Incubadora de Empresa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): Laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos ou espaços makers.

A equipe vencedora nacional do Desafio foi a "Askfood", do Ifes de Linhares.
A Equipe propõe uma solução inovadora para enfrentar o desafio de longas filas nas cantinas de escolas e universidades. Com o aplicativo criado, os estudantes podem fazer pedidos de lanches com antecedência e efetuar o pagamento online e, ao chegar na cantina, apenas um QR code deve ser apresentado para a retirada de pedidos. Dessa forma, as filas seriam diminuidas e uma melhor experiência seria vivida pelos alunos durante o seu tempo livre.

Site : Setec/Mec

Instagram : @ambientesdeinovacao