Projeto Da Incubadora para as ruas: Inovação em Empreendimentos Tradicionais
O crescimento dos Micro Empreenddores Induviduais (MEIs) e pequenas empresas tem impactado o mercado de trabalho. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as micro e pequenas empresas brasileiras foram responsáveis por 54,0% do emprego formal e asseguraram todo o saldo positivo do emprego formal gerado no país em 2019. Com a Pandemia ocasionada pela Covid-19, as medidas de contenção necessárias para a contensão da disseminação viral, contribuiu para o fechamento de inúmeros comércios q, fazendo com que muitas pessoas perdessem seu emprego. Para contribuir com a retomada da economia, a presente proposta pretende oferecer um curso de capacitação em produção de cosméticos, precificação de produtos, realidade aumentada e fotografia para vendas na internet. O público alvo será composto por municípios da Grande Vitória. Tal escolha se deu devido a presença de três Núcleos incubadores estruturados na Região Metropolitana que possibilitará o atendimento dos 4 municípios contemplados na proposta e onde encontra-se a maior concentração de microempreendores do estado do Espírito Santo.
O curso será composto por 4 módulos, 3 presenciais e um online. Cada curso será ofertado 8 vezes, com periodicidade de início a cada dois meses. Os três módulos presenciais terão capacidade de atendimento simultâneo de 16 empreendedores, ao passo que o online (precificação) poderá atender um número ilimitado de pessoas, uma vez que será ministrado pelo Youtube do campus.
No período de um ano, espera-se capacitar 128 empreendedores no formato presencial e cerca de 500 na capacitação online. O principal impacto social gerado por este projeto será a geração ou aumento da renda familiar para promover o bem-estar e qualidade de vida para empreendedores de cosméticos locais.
Redes Sociais